Noticias

17 de Fevereiro del 2021

Homenaje a Bernadette Rebiénot

En el mes de enero de 2021 falleció en Libreville, Gabón, a la edad de más de 80 años, la famosa curandera Bernadette Rebiénot. Compartimos un homenaje escrito por el Dr. Jacques Mabit quien tuvo la oportunidad de ser iniciado por ella en el ritual de Bwiti en su Centro Oyenano hace 20 años. Esta extraordinaria experiencia de 5 días bajo los efectos de la Iboga o "madera sagrada", equivalente africana de la Ayahuasca amazónica, marcó profundamente el recorrido de Jacques.


05 de Fevereiro del 2021

Plantas de iniciação no tratamento da toxicodependência: a cerimónia da Purgahuasca

Um novo artigo de pesquisa publicado em inglês pelo antropólogo Miroslav Horák enfocase no uso de purgahuasca em nosso programa de tratamento da dependência de drogas.


01 de Fevereiro del 2021

Eficácia do modelo de tratamento da dependência do Centro Takiwasi

Um novo artigo científico sobre a eficácia do tratamento do vicios do Centro takiwasi acaba de ser publicado. Esses resultados positivos nos incentivam a seguir em frente e são a confirmação de nossa missão.


23 de Dezembro del 2020

A voz da inteligência na sessão de Ayahuasca – Jacques Mabit

Durante as sessões de Ayahuasca, a pessoa que toma essa medicina entra em contato com uma inteligência que se comunica com ela e que lhe proporciona informações, ensinamentos. É muito comum escutar de quem bebeu Ayahuasca: “a Ayahuasca me comunicou tal coisa”, “me disse ou me mostrou ou me ensinou tal coisa”, etc. Nesta breve exposição, gostaríamos de traçar um perfil sintético dessa Voz, ou melhor, da Inteligência que se expressa de modo dialógico com o tomador de Ayahuasca. Publicado em Caderno n.120, Série Intempestiva, Edições Chão da Feira, Belo Horizonte, dezembro de 2020.


01 de Dezembro del 2020

Entrevista com o mestre curandeiro Ignacio Pérez

O mestre curandeiro Ignacio Pérez Ortiz foi um pilar central de Takiwasi por 15 anos até sua morte em 2009. Ignacio aprendeu a arte curanderil com seu tio aos 22 anos e se especializou como mestre perfumista. Em sua prática, ele invocou a ajuda dos rios da região amazônica, bem como dos espíritos de sereias, jibóias brancas e outros seres invisíveis que habitam as águas. Ignácio era especialista no tratamento de problemas mentais, pessoas agitadas, confusas, perdidas utilisando instrumentos como perfumes, cânfora e tabaco.