VIII Fórum do Conselho Interamericano Sobre Espiritualidade Indígena (CISEI)
A parte do Peru do Conselho Interamericano Sobre Espiritualidade Indígena liderada pelo Centro Takiwasi organizou o VIII Fórum Internacional do CISEI abordando o tema "Bom Viver" e suas conotações de "Cura, Ritualidade e Vida Quotidiana". O fórum considerou que a espiritualidade indígena, que as culturas originais concebem e vivem no seu quotidiano, individual e comunitário, pode contribuir, com a sua sabedoria milenar, para um desenvolvimento harmonioso da sociedade. Este evento foi realizado de 25 a 28 de Novembro de 2015 na cidade de Tarapoto, na Alta Amazônia peruana, com 150 participantes da América Latina, América do Norte, Austrália e África.
Publicação: Foros Internacionales, Espiritualidad Indígena y Mundo Occidental
Web: www.ciseiperu.org
Facebook: ciseiperu
Youtube: Vídeo Resumo
Encontro Internacional de Líderes Indígenas Sobre "Vício e Cultura"
O Encontro de Líderes Indígenas sobre Vício e Cultura, realizada em Tarapoto em Novembro de 2015 com participantes da América Latina, Canadá, Austrália, Uganda e África do Sul, surgiu da consideração de que as "primeiras nações" foram confrontadas com valores, conceitos e formas de viver estranhos quando entraram em contato com o mundo ocidental. Uma consequência deste "desencontro" é o uso e abuso de drogas importadas, especialmente o álcool. O encontro levantou perspectivas para abordar os sérios problemas de dependência, desenvolvendo um novo paradigma que articula os conhecimentos e os valores tradicionais com as contribuições saudáveis da cultura ocidental.
Youtube: Vídeo Resumo
Reunião/Workshop Projeto ATOP
Em Outubro de 2013, o Centro Takiwasi, com o apoio da Comissão Nacional para o Desenvolvimento e Vida sem Drogas (DEVIDA) do Peru e em colaboração com o Centro de Dependências e Saúde Mental (CAMH) de Toronto, organizou em Tarapoto a Reunião/Workshop para a elaboração do Projeto ATOP- Ayahuasca Treatment Outcome Project. Esta reunião juntou investigadores e especialistas de vários países americanos, como Canadá, México, Argentina, Brasil e Uruguai, entre outros, para estabelecer as primeiras diretrizes para a realização de investigação comparativa sobre os efeitos da Ayahuasca e da Medicina Tradicional Amazônica no tratamento de problemas de saúde mental e especialmente vícios.
Youtube: Vídeo Resumo
Projecto ATOP: mais informações
Congresso sobre "Medicinas Tradicionais, Interculturalidade e Saúde Mental"
O Congresso sobre "Medicinas Tradicionais, Interculturalidade e Saúde Mental" organizado pelo Centro Takiwasi foi realizado reunindo 220 participantes de 22 países diferentes, com mais de 70 conferências, mesas redondas e workshops. Este evento foi realizado na cidade de Tarapoto em Junho de 2009 e resultou na publicação de um livro de memórias que reúne as apresentações e intervenções feitas durante o Congresso.
Ver publicação: Medicinas Tradicionales, Interculturalidad Y Salud Mental
Encontro da Rede Internacional de Médicos Tradicionais Ayahuasqueiros
Em Novembro de 2001, realizou-se o Encontro da Rede Internacional de Médicos Tradicionais Ayahuasqueiros no qual participaram cerca de 40 curandeiros da Colômbia, Equador, Venezuela. Um importante objetivo deste encontro foi a elaboração participativa e a validação pelos curandeiros de um Código de Ética para o exercício da Medicina Tradicional.
Veja: Declaração de Tarapoto
Segundo Fórum Interamericano sobre Espiritualidade Indígena
Nesta ocasião, 58 palestrantes participaram de discussões e sessões terapêuticas, mesas redondas e workshops. Este evento reuniu pela primeira vez académicos e representantes indígenas da América, ao mesmo tempo em debates teóricos como em trabalhos curativos e rituais. Foi realizado em Novembro de 1998.
Publicação: Memoria del Segundo Foro Interamericano Sobre Espiritualidad Indígena
Encontro para o Diálogo Indígena-Cristão
O Encontro para o Diálogo Indígena-Cristão mostrou que, embora a mistura cultural e espiritual tenha sido fonte de sofrimento e mal-entendidos, as grandes correntes constitutivas da América Latina – as fontes originárias ancestrais indígenas e as contribuições do mundo cristão ocidental – unindo-se criteriosamente e respeitosamente, podem fornecer soluções, especialmente diante da destruição ambiental e da violência generalizada. Evento realizado em Junho de 2015 em Huarochiri, Lima, Peru, com a participação de 40 representantes de grupos étnicos e religiosos da América Latina. Deixou resultados encorajadores reunidos na Declaração de Huarochiri.
Veja: Declaração de Huarochiri.
Youtube: Vídeo Resumo
Conexões entre sofrimento psíquico e espiritual e processos de libertação
Reunião/Debate realizado em Bruxelas (Bélgica) em 21-22 de Maio de 2016 com a participação de 43 psicoterapeutas e religiosos da Bélgica, França, Suíça e Polónia.