Modelo de Tratamento da Dependência

O modelo de tratamento do Centro Takiwasi é inovador e único. Caracteriza-se pela combinação dos recursos das terapias psicológicas e médicas convencionais com os da medicina tradicional amazónica, principalmente através da utilização ritualizada e controlada de plantas medicinais com efeitos psicossomáticos sobre o indivíduo.

Deste modo, é formado um método de cura que compreende 3 espaços de trabalho terapêutico complementares e interligados:

  • Convivência

Segue o modelo geral das Comunidades Terapêuticas, oferecendo um lugar de auto-observação e de reestruturação através da vida quotidiana e das tarefas domésticas.

  • Psicoterapia

Recorre a uma diversidade de instrumentos para a abordagem individual ou coletiva dos problemas que afloram através da convivência e como consequência do uso das plantas medicinais.

  • Plantas medicinais

Acompanham estreitamente cada etapa do tratamento tanto para a desintoxicação inicial como para a exploração por cada residente do seu mundo interior. Dá-se especial ênfase ao uso ritualizado e controlado, segundo a tradição amazónica, de plantas medicinais com efeitos psicossomáticos.

Em Takiwasi, o ser humano é considerado desde a sua dimensão física, psicológica e espiritual. A dependência é compreendida como um sintoma de mau estar emocional e existencial que deve ser tratado para a modificação do comportamento de consumo. No tratamento, a abstinência é uma parte importante do processo de reabilitação, mas não é suficiente: deixar de consumir não equivale a reabilitar-se. É imprescindível para que a cura ocorra, compreender o vínculo afetivo com a substância. O objetivo da reabilitação não se limita a não consumir, mas também implica uma reestruturação integral da pessoa desde o autoconhecimento e a responsabilidade do seu próprio processo e da sua própria vida.

Para mais informações, escrever para jaime_torres@takiwasi.com

Plantas Venenosas ou Plantas Medicinais?

Um olhar sobre o inovador modelo de tratamento de toxicodependências do Centro Takiwasi com testemunhos dos pacientes e do Dr. Jacques Mabit

Formulário de contato

×