Retiro/Dieta em Takiwasi

O Retiro/Dieta (comummente designado como "dieta” na medicina tradicional), é o trabalho terapêutico mais profundo da medicina tradicional amazónica, mais forte e eficaz que o próprio uso da ayahuasca, e necessário quando se toma ayahuasca para reforçar o seu efeito. Consiste num retiro de 7 dias em isolamento, numa cabana muito simples (“tambo”) na selva, na Reserva Botânica de Takiwasi (uma hora a pé do Centro), com a ingestão ritualizada das denominadas “plantas mestras”, sob um regime alimentar e normas muito restritas de comportamento físico e psíquico. O retiro na selva é precedido pela ingestão de uma planta de purga y de urificação e uma cerimônia de ayahuasca. Veja o programa completo.

Os Retiros/Dietas são organizados mensalmente (Ver calendário) para grupos de cerca de 15 participantes. As pessoas que desejam participar precisam passar por um processo de inscrição que nos permite conhecer suas condições médicas e psicológicas. Issa é uma terapia recomendada para todas as pessoas, mulheres e homens, que procuram curar feridas emocionais/psicológicas/espirituais e que precisam fazer introspecção para entrar em contato consigo mesmas. O Retiro/Dieta é adequado para quem está em um momento crucial de sua vida, que precisa tomar decisões, superar algum tipo de bloqueio emocional, espiritual ou energético ou que simplesmente quer seguir um caminho de desenvolvimento pessoal.

Os conteúdos abordados no Retiro/Dieta incluem eventos e aspetos de importância vital para cada pessoa, que podem ser muito íntimos e fortemente ligados aos seus bloqueios e traumas. É criado assim um espaço em contacto com a natureza e consigo mesmo, dedicado à desintoxicação física e energética para eliminar as substâncias tóxicas ou de má alimentação que bloqueiam a sensibilidade, ampliar a perceção, conectar com as emoções reprimidas, limpar e fortalecer o corpo e conectar com o sagrado. Isto favorece a produção onírica, a recordação de situações passadas não processadas e a introspeção profunda.

Sob a supervisão da nossa equipe de médicos, curandeiros e psicólogos, os participantes devem seguir certas regras de comportamento físico e psíquico e uma dieta alimentar restrita. A comida é simples, sem sal, principalmente arroz e aveia com bananas-pão verdes cozidos sem nenhum condimento. Cada participante é seguido de maneira individualizada por um psicólogo ou psicoterapeuta da equipa de Takiwasi com entrevistas à chegada, durante o retiro e ao finalizar o seu processo.

Os testemunhos confirmam que, após o Retiro/Dieta, as pessoas experimentam mudanças importantes em suas vidas que se manifestam a médio e longo prazo, enquanto a curto prazo, há aceitação de algumas situações, como luto fechado ou tomada de decisão. No nível espiritual, há uma conexão muito profunda com a natureza, que é frequentemente acompanhada de uma reconexão com a dimensão sagrada da vida. Graças ao uso de plantas medicinais de acordo com a tradição amazônica, é alcançada uma profundidade que dificilmente pode ser alcançada através da terapia de diálogo clássica.

Para mais informações, escrever para jaime_torres@takiwasi.com

Retiro/Dieta em Takiwasi

Um trabalho terapêutico adequado para qualquer pessoa que queira resolver seus problemas psicológicos ou emocionais e também iniciar ou continuar um processo de desenvolvimento pessoal.

A Dieta é o trabalho terapêutico mais profundo da medicina tradicional amazónica

Formulário de contato

×