O artista Arno Louis fez algumas animações curtas de um minuto em diferentes tipos de retiros de cura espiritual. Uma dessas animações mostra a experiência vivida por D.S., que participou de um seminário de desenvolvimento pessoal no Centro Takiwasi. Um stop-motion que transcreve três retiros espirituais diferentes. Mergulhamos num universo visual entre a colagem e a pintura, estas duas linguagens visuais têm o seu simbolismo e dão vida a várias personagens. Todos eles têm suas próprias metamorfoses de acordo com seus contextos de aposentadoria.
Autor : Arno Louis
Audio : Francês
Legendas : -
Apresentação em vídeo da oficina psico-corporal realizada no âmbito de um projeto de prevenção ao uso de drogas realizado entre 2019 e 2020 pela Takiwasi em benefício de 500 adolescentes de três escolas da cidade de Tarapoto. A intervenção foi realizada com o apoio da organização de jovens dirigentes Red Interquorum San Martin e graças ao financiamento concedido pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC). Para os alumnos é realizada uma oficina psico-corporal pela psicóloga Guadalupe Arana. Alguns objetivos desta oficina são: melhorar as relações interpessoais e a autoestima, trabalhar o corpo e a afetividade, aprender a curtir a vida através do brincar criativo e que os alunos reconheçam suas habilidades através dos diferentes exercícios realizados.
Autor : Matías Farías y Gary Saucedo
Audio : Espanhol
Legendas : -
Nos últimos três anos, as mulheres indígenas da comunidade Awajún de Shampuyacu transformaram duas plantas medicinais em infusões que podem ser vendidas para apoiar a preservação de sua floresta e patrimônio cultural. Graças à aliança com o Laboratório Takiwasi que prestou assistência técnica e orientação, em dezembro de 2020 foi finalmente iniciada a comercialização a nível nacional da marca Infusiones Nuwa, à base de plantas amazónicas como gengibre, baunilha e clavo huasca. Uma série de vídeos conta essa bela história.
Autor : Conservación Internacional
Audio : Espanhol
Legendas : -
Em janeiro de 2021, a famosa curandeira Bernadette Rebiénot faleceu em Libreville, Gabão, com mais de 80 anos. Este vídeo tributo foi produzido por Jean-Claude Cheyssial. Também compartilhamos uma homenagem escrita pelo Dr. Jacques Mabit, que teve a sorte de ser iniciado por ela no ritual Bwiti em seu Centro Oyenano há 20 anos. Essa extraordinária experiência de 5 dias sob a influência da planta sagrada iboga, equivalente à ayahuasca amazônica, marcou profundamente o caminho de Jacques. O vínculo estabelecido neste contexto é quase filial. Homenagem a Bernadette Rebiénot.
Autor : Jean-Claude Cheyssial
Audio : Francês
Legendas : -
Apresentação n°1: "Propriedades medicinais e terapêuticas da folha de coca". Pela Dra. Selene Manga, infectologista, doutora em epidemiologia, formada em medicina tradicional andina e amazônica do Peru, ela trabalha no programa Médicos sem Fronteiras.
Apresentação nº 2: “Mitos e realidades da cannabis medicinal”. Pelo terapeuta Sebastian Strikic, estudante de psicologia da Universidade de Buenos Aires, pós-graduado em Medicina Tradicional Indo-Americana (Universidade de Rosario, Argentina), membro fundador da Cannapeutas Latinoamerica.
Essas apresentações foram feitas em 19 de janeiro de 2021 no auditório do Centro Takiwasi, Tarapoto, Peru.
Autor : Martín Huamán
Audio : Espanhol
Legendas : -
Palestra do Dr. Jacques Mabit proferida durante o II Dia de Diálogos entre Medicinas “A abordagem espiritual das adições”. Evento organizado pela associação GASS em 26 de setembro de 2020 em Barcelona, Espanha. A estigmatização dos vícios no Ocidente está relacionada a um conceito de embriaguez percebido como uma forma de fuga patológica e prejudicial da realidade, uma rejeição de nossa encarnação. Porém, nas raízes do Ocidente, a essência da espiritualidade cristã reivindica não apenas o direito à embriaguez, mas o dever de uma certa embriaguez espiritual ou mística que nos reintroduz à nossa dimensão de seres espirituais encarnados. As medicinas tradicionais amazônicas, especialistas em embriaguez induzida, podem nos ensinar a maneira de reencontrar nossa natureza profunda, em coerência com os fundamentos das raízes cristãs ocidentais.
Autor : Asociación GASS
Audio : Espanhol
Legendas : -
Trailer oficial do filme “O Caminho das Plantas: Aqueles que Queriam Curar”, dirigido por Aurèlie Marques e Louis Bidou. Trata-se de uma experiência vivida na ótica de pacientes dependentes químicos que optaram por uma alternativa de tratamento com plantas amazônicas. Histórias de vida comoventes que se cruzam no coração da floresta amazônica peruana. Reabilitar os medicamentos tradicionais da Amazônia significa colocar a espiritualidade de volta no centro da cura.
Autor : Aurèlie Marques, Louis Bidou
Audio : Espanhol
Legendas : Français
Testemunho sobre a experiência com as dietas de plantas mestras de Eduardo Araya, psicólogo, cartunista e fotógrafo, que participou de sua primeira dieta em Takiwasi há seis anos. Perceber e abandonar a dependência do álcool e da maconha, curar diversos aspectos relacionados à infância, se reconectar com seu lado artístico e curar a linhagem masculina são alguns dos benefícios obtidos por Eduardo no trabalho com plantas mestras e acompanhamento psicológico.
Mais testemunhos: Testemunhos.
Autor : Gary Saucedo
Audio : Espanhol
Legendas : English, Français, Italiano, Português
Intervenção do Dr. Harold G Koening, psiquiatra e pesquisador do Duke University Medical Center, no "II Dia de Diálogos entre Medicinas: a abordagem espiritual dos vícios" que aconteceu em 26 de setembro de 2020 em Barcelona, Espanha e foi organizado pela associação GASS e pelo Centro Takiwasi. A ciência se afastou da espiritualidade, mas as evidências científicas mostram como, por meio de sua prática, os benefícios à saúde aumentam. Milhares de estudos científicos o apoiam. Particularmente no caso das dependências, devido à sua natureza e à estrutura de personalidade das pessoas afetadas, o impacto positivo dessa prática na resolução da doença é surpreendente.
Autor : Asociación GASS
Audio : Inglês
Legendas : -
Discurso do Dr. Manuel Almendro no II Dia de Diálogos entre Medicinas “A abordagem espiritual dos vícios”, realizado no dia 26 de setembro de 2020. Após quatro décadas de atuação no mundo da psicologia clínica, meditação Zen e medicamentos indígenas é claro que esses três fluxos de serviço podem ser integrados. Existe um ponto de conexão entre todos eles: a espiritualidade como busca do sentido último da existência. O abandono dessa busca pela sociedade ocidental constituiu e é a raiz de um sofrimento extremo, o vício como forma negativa dessa busca, e o materialismo autômato e suicida.
Autor : Asociación GASS
Audio : Espanhol
Legendas : -