Galeria de vídeos

Ábrete Corazón - Fevereiro 2020

O "ikaro" é a música ou melodia usada pelos curandeiros durante trabalhos rituais, especialmente durante as cerimônias de ayahuasca. Os ikaros são elementos-chave da medicina tradicional amazônica e representam os meios essenciais para transmitir sabedoria e conhecimento de cura. Nesta entrevista, a Dra. Rosa Giove, cofundadora e responsável pelo monitoramento biomédico do Centro Takiwasi, fala sobre a origem dos ikaros que ela canta, qual é o papel deles e qual é a mensagem de Ábrete Corazón, seu mais famoso ikaro.

Autor : Gary Saucedo, Fabio Friso

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français, Italiano

Compartilhar :


Ayahuasca: preocupações políticas, legais e de saúde - Dezembro 2019

Palestra proferida por Manuel Almendro, PhD em psicologia, psicólogo clínico, fundador do Processo Oxígeme, realizada em 13 de novembro de 2019 no auditório do Centro Takiwasi, Tarapoto, Peru. A partir de alguns temas apresentados em seu último livro “O labirinto da ayahuasca. Pesquisas sobre xamanismo e medicinas indígenas”, Almendro sintetiza quase quarenta anos de convivência e pesquisa científica com curandeiros e xamãs tradicionais da Amazônia peruana e da Sierra Mazateca no México. Misturando rigor acadêmico sólido e relatos pessoais, o autor nos apresenta as visões de mundo indígenas, fazendo uma reflexão crítica que destaca o declínio geral e o abuso no uso de plantas sagradas que está causando a morte e a desolação em todo o mundo, enquanto investiga o potencial terapêutico que permeia as medicinas tradicionais. Combinando sua experiência no campo psicológico com pesquisas médicas nas tradições indígenas, Almendro aponta para a criação de novos protocolos para curar as doenças mentais e corporais.

Autor : Martín Huamán

Audio : Espanhol

Legendas : -

Compartilhar :


A cerimônia ritual da purgahuasca - Novembro 2019

A cerimônia ritual da purgahuasca é um dos procedimentos terapêuticos da medicina tradicional da etnia Awajún incluída no protocolo terapêutico do Centro Takiwasi, graças aos ensinamentos do mestre curandeiro Walter Cuñachi. A purgahuasca é uma preparação pouco concentrada de ayahuasca que é tomada como em uma sessão de purga. Esta preparação tem principalmente um grande efeito vomitivo, com efeitos secundários de visão ou ensino. Na tradição Awajún, a purgahuasca é um ritual de iniciação, para que, com isso, os jovens possam descobrir sua vocação e saber o caminho a seguir na vida adulta. Mais informações: Purgahuasca, aportaciones de la cultura Awajún en el tratamiento de las adicciones.

Autor : Gary Saucedo, Fabio Friso

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français, Italiano

Compartilhar :


Unha de Gato - Da floresta ao mundo - Novembro 2019

O Laboratório Takiwasi trabalha desde 2011 com a comunidade nativa de Chirik Sacha, localizada na região amazônica peruana de San Martin, para formalizar o uso comercial da unha de gato. Uncaria tormentosa é uma das plantas medicinais da Amazônia mais estudadas no mundo. Graças a esses estudos, conseguimos entender os mecanismos biológicos que estão por baixo das muitas propriedades que os habitantes da Amazônia identificam nesta planta desde os tempos antigos. A unha de gato estimula e fortalece o sistema imunológico, é um adjuvante em tratamentos para aids, câncer e doenças auto-imunes, é um anti-inflamatório para articulações e eficaz contra artrite, artrose, osteoartrite e artrite reumatóide. Após vários anos de procedimentos legais, e com o apoio da Autoridade Nacional de Florestas, Serfor, em novembro de 2018, o plano de manejo florestal da unha de gato foi oficialmente aprovado. Isso dará à comunidade nativa de Chirik Sacha a chance de gerar uma nova fonte de renda econômica através do uso responsável das árvores de unha de gato e, ao mesmo tempo, conservar sua floresta comunitária. Surpreendentemente, é também uma grande conquista para o Peru, pois é a primeira licença de exploração de um recurso medicinal florestal não madeireiro em toda a Amazônia peruana.

Autor : Lenin Quevedo

Audio : Espanhol

Legendas : English

Compartilhar :


A floresta das Nuwas - Outubro 2019

A floresta das Nuwas é um exemplo bem-sucedido de um processo que envolve a recuperação da biodiversidade e do conhecimento ancestral. Com a ajuda do Indecopi e do Laboraotio Takiwasi e o apoio financeiro da Conservation International, as Nuwas (mulheres) da comunidade nativa de Awajún de Shampuyacu, na Amazônia peruana, conseguiram identificar e registrar 110 espécies de plantas medicinais e aromáticas. Desde 2015, as Nuwas, com a ajuda de técnicos de Takiwasi, investigam especificamente quais plantas poderiam ser usadas para serem comercializadas como infusões. As infusões, registradas sob a marca “Nuwa” e de propriedade da comunidade, são baseadas no clavo huasca e gengibre, combinado com aguaymanto, casca de cacau e baunilha. Eles já foram apresentados em algumas feiras locais, como a ExpoAmazonica, em Iquitos, e serão lançados para venda comercial em 2020.

Autor : Oscar Miranada & Andrés Merino

Audio : Espanhol

Legendas : -

Compartilhar :


Testemunho Retiro/Dieta - Eugenio - Outubro 2019

Em seu testemunho sobre o retiro/dieta em Takiwasi, Eugenio nos diz que a dieta é uma daquelas experiências que marcam o antes e o depois. Esse processo permite encontrar nas plantas alguns companheiros de viagem que fornecem características particulares, como sensibilidade, emoções e firmeza, úteis para percorrer o caminho da vida.
Mais testemunhos sobre a experiência do retiro/dieta: Testemunhos.

Autor : Gary Saucedo, Fabio Friso

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français, Italiano

Compartilhar :


Plano de manejo florestal da unha de gato - Outubro 2019

A unha de gato (Uncaria tormentosa) é uma das plantas medicinais amazônicas mais conhecidas. Estimula e fortalece o sistema imunológico, é um adjuvante no tratamento de AIDS, câncer e doenças autoimunes, é um anti-inflamatório e eficaz contra a artrite, osteoartrite e artrite reumatoide. O Laboratório Takiwasi trabalha desde 2011 com a comunidade nativa de Chirik Sacha, localizada na região amazônica de San Martín, para formalizar o uso sustentável da garra de gato por meio de um plano de manejo florestal aprovado pela Serfor. O trabalho do Laboratório Takiwasi é orientado para garantir a qualidade integral do produto, que vai do cuidado com a qualidade da matéria-prima à proteção dos ecossistemas onde cresce a unha de gato e, dessa forma, convida os clientes a participar da conservação da floresta amazônica através de seu consumo responsável.

Autor : Lenin Quevedo

Audio : Espanhol

Legendas : English

Compartilhar :


A Voz da Inteligência na sessão de Ayahuasca - Setembro 2019

Palestra do Dr. Jacques Mabit, durante o workshop "Conhecimento Local e Medicina Tradicional", VI Feira Internacional do Livro de Cusco, 4 de setembro de 2019. Durante as sessões de Ayahuasca, a pessoa que bebe esta medicina entra em contato com uma inteligência que se comunica com ela e fornece informações como ensino. Após a cerimônia da ayahuasca, é muito comum ouvir os participantes dizerem: "A Ayahuasca me disse isso ou aquilo", "Foi-me dito ou mostrado ou ensinado isso ou aquilo", etc. Nesta breve apresentação, gostaríamos de desenhar um perfil sintético dessa voz ou melhor, inteligência, que se expressa dialogicamente com as pessoas que bebem ayahuasca. Link para o texto completo da intervenção: A Voz da Inteligência na sessão de Ayahuasca.

Autor : Antropología & Cultura

Audio : Espanhol

Legendas : -

Compartilhar :


Testemunho Retiro/Dieta - Sasaba - August 2019

Sasaba Zazopoulos é psicóloga clínica e professora de yoga. Depois de passar por um processo de luto, ela se aproximou do mundo das plantas medicinais e encontrou Takiwasi, onde se ofereceu como voluntária por alguns meses e participou de várias sessões com plantas, incluindo um retiro/dieta. Neste testemunho, podemos apreciar algumas de suas considerações sobre o trabalho terapêutico realizado graças às plantas mestras tomadas de acordo com as práticas rituais da medicina tradicional amazônica, aplicadas em Takiwasi. Entre as características mais destacadas, Sasaba aponta a intenção e atitude que se deve ter ao trabalhar com plantas, a importância do processo pós-dieta e a integração facilitada pelo acompanhamento dos terapeutas e os benefícios tangíveis que têm a ver com uma mudança profunda em cada um de nós, especialmente no modo como nos relacionamos com nós mesmos, e como essa mudança pode ser percebida diretamente também pelo ambiente familiar e social.

Autor : Gary Saucedo, Fabio Friso

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français, Italiano, Ελληνικά

Compartilhar :


Medicina tradicional amazônica, ayahuasca, plantas medicinais e práticas xamânicas - Julho 2019

Reflexões de Matteo Politi, químico farmacêutico, e Giorgia Tresca, antropóloga, após a participação da Conferência Mundial sobre Ayahuasca 2019. Um olhar sobre a medicina tradicional amazônica e a visão de mundo que caracteriza e permeia esta região onde os xamãs utilizaram técnicas extraordinárias de cura natural por milênios.

Autor : Olos Life

Audio : Italiano

Legendas : -

Compartilhar :