Galeria de vídeos

Testemunho de um paciente do Centro Takiwasi - Setembro 2021

Luis é um jovem de 23 anos da cidade de Chazuta, na região amazônica de San Martin, Peru. Ele veio para Takiwasi para sair de seu vício em drogas, principalmente PBC e cocaína, e completou com sucesso um tratamento de 9 meses combinando o uso tradicional de plantas medicinais e psicoterapia moderna. Apesar de ter parentes com um legado curanderil que convidam a Ayahuasca, ele provou esta mistura sagrada pela primeira vez apenas quando entrou em Takiwasi. Essa experiência o ajudou a abrir os olhos para o seu problema e a facilitar certas mudanças dentro dele, começando por aprender a pedir perdão e permitindo que ele se aproximasse da espiritualidade novamente. Este é o seu testemunho.

Autor : Fabio Friso

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français, Italiano

Compartilhar :


Unha de gato - Promovendo o desenvolvimento sustentável da Amazônia peruana - August 2021

A cadeia de uso sustentável da Unha de Gato contribui para a conservação da floresta onde esta planta medicinal cresce e para evidenciar o imenso patrimônio representado pelo conhecimento da medicina tradicional amazônica que é colocada a serviço de toda a população peruana. A sabedoria ancestral das comunidades indígenas tem nos permitido conhecer e estudar as grandes propriedades curativas das plantas medicinais da floresta amazônica. Na região de San Martín no Peru, a comunidade nativa de Chirik Sacha, em conjunto com a Associação de Produtores de Plantas Medicinais “Ampik Sacha” e o Laboratotio Takiwasi, tem aproveitado a Unha de Gato, uma das plantas medicinais amazônicas mais conhecidas do mundo, por meio de um plano de manejo sustentável.

Autor : Lenin Quevedo

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français

Compartilhar :


Falando sobre espíritos das plantas e ikaros - Junho 2021

Conversando sobre espíritos das plantas e ikaros com Edgardo Tuanama, curandeiro assistente no Centro Takiwasi. Na Amazônia peruana, considera-se que um determinado grupo de plantas medicinais conhecidas como plantas-mestras tem o poder de ensinar e curar o indivíduo por meio de seu espírito, que é responsável também por transmitir ao curandeiro os ikaros ou canções sagradas que são utilizadas justamente para "chamar" o espírito da planta e receber sua ajuda. Contribuição para o evento "Diálogos: Mente das Plantas" organizado por The Mind of Plants.

Autor : Fabio Friso, Gary Saucedo

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français

Compartilhar :


Plantas amazônicas para ajudar o espírito - Maio 2021

No norte da América do Sul, os povos amazônicos veem a natureza como uma entidade superior ao que chamam de "Mãe Terra" e coletam plantas para a cura. A bacia amazônica se estende por nove países e sete milhões de quilômetros quadrados. Está localizado em mais da metade do território peruano e constitui uma grande farmacopéia a céu aberto de livre acesso para residentes e pesquisadores. Um documentário específico sobre Takiwasi faz parte da série "Amazônia, males e plantas". Escrito e dirigido por Emilie Grange.

Autor : Emilie Grange

Audio : Espanhol

Legendas : Français

Compartilhar :


Apadrinhe uma Ayahuasca - April 2021

Em Takiwasi há mais de 25 anos que temos plantado Ayahuasca e outras plantas mestras na nossa Reserva Botânica, uma área protegida de 54 hectares localizada dentro da área de conservação da Cordilheira Escalera. O nosso desejo de proteger e preservar a Ayahuasca é também expresso pelo trabalho de advocacia a nível político que realizamos. Fomos os principais impulsionadores do reconhecimento da Ayahuasca como "Património Cultural da Nação Peruana" em 2008. Ajude-nos a continuar com estas ações de proteção, conservação e incidência, adotando um pé de Ayahuasca ou de outra planta mestra.
Saiba mais: Apadrinhe uma Ayahuasca

Autor : Gary Saucedo

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français, Italiano, Português

Compartilhar :


Participação de pesquisadores do Takiwasi Center no Colóquio Amazônia Unida - April 2021

Pesquisadores interessados em temas relacionados à Amazônia foram convidados para a primeira edição do Colóquio Amazônia Unida, realizado onlin nos dias 31 de março e 1º de abril de 2021. O Centro Takiwasi foi representado pelo diretor científico Matteo Politi com a apresentação “Biodiversidade, medicina tradicional amazônica e distribuição de benefícios”, e pelo psicólogo Uriel López Legaria com a apresentação “Plantas mestras amazônicas em modo de contenção como veículo de acompanhamento em processos terapêuticos”. Também está incluída a apresentação de Tereza Rumlerová, doutoranda, Departamento de Psicologia, Palacky University, República Tcheca, que realizou uma investigação sobre a experiência dos participantes na dieta de plantas mestras no Centro Takiwasi.

Autor : UNIDA - United fo the Development of the Amazon

Audio : Espanhol

Legendas : -

Compartilhar :


Takiwasi: medicina tradicional amazônica e saúde mental - April 2021

A Dra. Rosa Giove participou da 4ª Edição do Congresso Internacional de Medicina Intgrativa com a apresentação: “Takiwasi: Medicina Tradicional Amazônica e saúde mental”. As medicinas tradicionais estão em vigor desde tempos imemoriais e alguns delas são atualmente reconhecidas e incorporadas nos sistemas de saúde. A patologia mental é uma importante causa de morbidade e mortalidade, encontrando resposta insuficiente na medicina oficial. Esta apresentação tem como objetivo revelar o potencial terapêutico da medicina tradicional amazônica para o tratamento de dependências e saúde mental, a partir da experiência do Centro Takiwasi na Amazônia Peruana.

Autor : Asociación Profesional Española de Naturopatía y Bioterapia

Audio : Espanhol

Legendas : -

Compartilhar :


A mente das plantas - April 2021

The Mind of Plants (A mente das plantas) reúne uma coleção de pequenos ensaios, narrativas e poesias sobre as plantas e sua interação com os humanos. Um simpósio online foi realizado em 9 de abril de 2021 para reunir todos os colaboradores para compartilhar suas reflexões e várias abordagens sobre as plantas. Nosso diretor científico Matteo Politi ofereceu uma contribuição sobre a Ushpwasha Sanango (Tabernaemontana undulata), uma planta medicinal usada por curandeiros na dieta tradicional amazônica de plantas mestras. Outra contribuição foi oferecida pela pesquisadora e antropóloga ambiental Giorgia Tresca sobre o Silver Fir (Adies Alba), uma árvore perene nativa da Europa e da Ásia.

Autor : The Mind of Plants

Audio : Inglês

Legendas : -

Compartilhar :


Testemunho de uma participante na dieta de plantas mestres - Karla - Março 2021

A psicóloga brasileira Karla Perdigão dá um testemunho sobre sua nas dietas de plantas mestres no Centro Takiwasi. Karla veio para Takiwasi como parte de sua jornada profissional pessoa, pesquisando a interação terapêutica entre plantas medicinais e psicologia. As dietas da plantas mestres ofereceram-lhe a possibilidade de trabalhar sobre si mesma, alcançando certos conteúdos interiores com os quais não havia sido capaz de lidar durante seu processo terapêutico pessoal clássico e, ao mesmo tempo, deram-lhe maior motivação e direcionamento para continuar suas pesquisas e com sua profissão, permitindo também que Karla atendesse seus pacientes de uma forma mais holistíca.

Autor : Martín Huamán, Gary Saucedo

Audio : Espanhol

Legendas : English, Français, Italiano, Português

Compartilhar :


Metamorfose - Março 2021

O artista Arno Louis fez algumas animações curtas de um minuto em diferentes tipos de retiros de cura espiritual. Uma dessas animações mostra a experiência vivida por D.S., que participou de um seminário de desenvolvimento pessoal no Centro Takiwasi. Um stop-motion que transcreve três retiros espirituais diferentes. Mergulhamos num universo visual entre a colagem e a pintura, estas duas linguagens visuais têm o seu simbolismo e dão vida a várias personagens. Todos eles têm suas próprias metamorfoses de acordo com seus contextos de aposentadoria.

Autor : Arno Louis

Audio : Francês

Legendas : -

Compartilhar :