Neste depoimento, Matías compartilha sua experiência transformadora após passar por sua terceira dieta no Centro Takiwasi. Desde sua primeira dieta, que ele iniciou para se curar da depressão e de certos consumos tóxicos, até a clareza e o equilíbrio que ela alcançou hoje, ele nos conta como plantas mestras, isolamento na selva e apoio terapêutico o ajudaram a se regenerar psicológica e emocionalmente e a desenvolver seu lado espiritual.
Autor : Fabio Friso, Martín Huamán
Audio : Espanhol
Legendas : English, Français
O protocolo de tratamento inovador de Takiwasi não só permite que as pessoas superem o vício em substâncias, mas também descubram ou reafirmem sua vocação, como no caso de Opi Nenquimo, líder do povo Waorani do Equador. Este testemunho mostra o poder curativo das plantas medicinais, que devem ser acompanhadas de muita força de vontade para conseguir uma mudança profunda de vida.
Autor : Fabio Friso
Audio : Espanhol
Legendas : -
Nesta conversa enriquecedora, a psicoterapeuta e pesquisadora italiana Annalisa Valeri entrevista Arnaud Montagne, um francês especializado em trabalhar com veteranos e socorristas no Centro Takiwasi, no Peru. Arnaud fala sobre o projeto inovador do centro, que combina o uso de plantas na medicina tradicional amazônica com apoio psicológico para lidar com traumas, repressão emocional e os desafios que os veteranos enfrentam em seu retorno à vida civil. A entrevista explora a importância da intenção, da integração por meio de terapia individual e em grupo e do poder transformador do perdão para curar feridas profundas. Esta conversa oferece uma visão sobre o trabalho impactante que está sendo feito para ajudar veteranos e socorristas a recuperar suas vidas e construir um futuro mais saudável.
Autor : Fabio Friso, Martín Huamán
Audio : Espanhol
Legendas : English
Muitos veteranos têm buscado cura por meio de terapia assistida por psicodélicos. Ainda assim, a maioria dessas terapias carece de profundidade, pois tendem a apenas tocar a superfície do problema. A intensidade das feridas associadas ao TEPT exige cura profunda, que a medicina tradicional amazônica pode fornecer quando praticada em alinhamento com suas tradições e rituais. A medicina vegetal pode fornecer resultados altamente positivos e transformadores, oferecendo uma oportunidade única para liberação emocional e autodescoberta. A verdadeira cura requer esforço sustentado, apoio, fé e paciência: a jornada de cura da saúde mental é um compromisso de longo prazo.
Autor : Fabio Friso
Audio : Inglês
Legendas : Español, Français
Desde tempos imemoriais, os povos indígenas adquiriram vasto conhecimento sobre o uso de plantas medicinais, o que conhecemos como conhecimento ancestral. Entretanto, devido à influência do mundo ocidental, esse conhecimento começou a desaparecer. Diante desse problema, Formabiap e Takiwasi decidiram unir forças para recuperar e revitalizar esse conhecimento. O objetivo é que os professores de Educação Intercultural Bilíngue (EIB) dos povos indígenas da região de Loreto, por meio da pesquisa, recuperem e continuem transmitindo seus conhecimentos ancestrais sobre plantas medicinais, integrando-os aos processos pedagógicos de ensino e aprendizagem nas escolas de suas comunidades.
Autor : Formabiap
Audio : Espanhol
Legendas : -
Jean-Philippe compartilha seu testemunho inspirador de cura e transformação. Depois de anos lutando contra a depressão e o vício, ele encontrou um verdadeiro caminho para a recuperação na combinação da medicina tradicional amazônica e da psicoterapia. Após 9 meses, ele retorna para casa com uma nova visão de si mesmo, pronto para aproveitar plenamente sua família e sua vida.
Autor : Fabio Friso
Audio : Francês
Legendas : English, Español
No contexto da internacionalização do vegetalismo peruano, hoje um número crescente de europeus está passando por um processo de aprendizagem no Peru para se tornarem curandeiros e estão fazendo uso da “dieta” em seu país de origem com plantas da flora europeia. Esta apresentação é baseada na pesquisa da antropóloga ambiental Giorgia Tresca, que explorou a maneira como as dietas são realizadas em um contexto europeu. Tomando como referência a abordagem multiespécies, argumenta-se que as plantas utilizadas na dieta podem participar da redefinição da relação dos indivíduos com o meio ambiente.
Autor : Martín Huamán
Audio : Espanhol
Legendas : -
Esta conversa explora os primeiros resultados do trabalho de tese de doutorado em antropologia médica da psicoterapeuta Annalisa Valeri, com foco em experiências psicóticas narradas por pacientes de Takiwasi que as vivenciaram e como elas foram abordadas e tratadas por curandeiros e operadores do centro. O foco está principalmente nos encontros entre o humano e o não humano, com "não humano" sendo entendido não apenas como plantas e animais, mas também como energias, seres naturais e entidades espirituais. Também é abordado o conceito de corpo, que se diferencia da ideia biológica e individual da cultura ocidental, para aprofundar a noção de diferentes corpos presente em Takiwasi e na visão de mundo das comunidades indígenas. Por fim, são discutidas as possíveis implicações clínicas derivadas da integração de concepções alternativas do corpo na prática terapêutica.
Autor : Martín Huamán
Audio : Espanhol
Legendas : -
A pesquisa realizada por Owain Graham, PhD em Etnomusicologia pela Universidade da Califórnia, Riverside, tem se concentrado em analisar a importância terapêutica dos ícaros, registrando como essas músicas utilizadas durante as cerimônias de Ayahuasca provocam experiências de cura ao modular as emoções dos pacientes e o estado modificado de consciência induzido pela mistura. Foi possível observar como os ikaros ajudam os pacientes a se sentirem seguros, ao mesmo tempo que os guiam através de memórias e emoções difíceis e facilitam experiências de cura e aprendizagem sobre os seus problemas de uso de substâncias. Algo interessante que surgiu durante a pesquisa é que os ícaros acompanham os pacientes como ecos também após a cerimônia da Ayahuasca, por exemplo, durante as dietas e mesmo após o término do tratamento, mantendo a pessoa em conexão com o processo de retirada das plantas.
Autor : Martín Huamán
Audio : Espanhol
Legendas : -
Esta conversa apresenta o trabalho de pesquisa realizado por Anne Jahnkow para sua tese de graduação em Gestão de Ecossistemas Florestais na Universidade Eberswalde para o Desenvolvimento Sustentável, Alemanha. A pesquisa de Anne examinou o manejo florestal comunitário sustentável de plantas medicinais, concentrando-se especificamente na coleta selvagem de unha de gato (Uncaria tomentosa) na comunidade nativa de Chirik Sacha em San Martín, Peru. A pesquisa procurou identificar fatores que dificultam o manejo bem-sucedido da unha de gato, sugerir melhorias para extração e comercialização sustentáveis e explorar o potencial de um sistema de cultivo gerido pela comunidade. Durante a palestra, foi explorada a importância de valorizar e integrar o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais não só no manejo florestal, mas também nos métodos da ciência moderna.
Autor : Martín Huamán
Audio : Espanhol
Legendas : -