CIANAH: CENTRO INDÍGENA DE APOIO A CRIANÇAS ABANDONADAS E ÓRFÃS

Cianah

Descarregue a apresentação em formato PDF

O Centro Takiwasi tem apoiado o CIANAH: Centro de Apoio Indígena para Crianças Abandonadas e Órfãs há já alguns anos. Este projeto foi promovido por José Petsa, um jovem indígena Awajun, na aldeia de Yutupis, Distrito de Río Santiago, Província de Condorcanqui, Amazonas, Peru.

Nas comunidades Awajun localizadas nesta área remota da selva peruana, um grande número de crianças são abandonadas e órfãs desde tenra idade por diferentes razões, entre as quais a perda de sentido de comunidade devido ao contacto com a cultura ocidental. O objetivo do Centro Indígena de Apoio às Crianças Abandonadas e Órfãs - CIANAH, é acolher estas crianças indígenas, de etnias Awajun e Wampis, e apoiá-las nos serviços básicos de saúde, educação, alimentação e vestuário. O projeto procura ainda promover entre a população nativa valores de solidariedade, responsabilidade e justiça em relação às crianças mais desfavorecidas e à própria comunidade e promover a expressão dos valores e tradições culturais dos povos Awajun e Wampis.

José tem o mérito de ter criado um pequeno orfanato no meio da floresta amazónica para as crianças abandonadas ou órfãos da sua tribo. Ele próprio foi órfão de pai aos 11 anos de idade, e fez a promessa pessoal que quando fosse adulto, iria ajudar crianças que vivem numa situação semelhante. Desde 2004 que se dedica a este trabalho em que, pelos seus próprios meios, cria e educa uma dúzia de crianças. Vários deles já terminaram o ensino secundário e alguns foram para Iquitos para prosseguir estudos universitários ou em centros tecnológicos para regressar ao seu povo para ajudar as suas famílias e a sua comunidade.

Cianah2

José é uma personagem invulgar, a sua iniciativa é única e muito corajosa, um exemplo para a juventude indígena. Foi por isso que nos comprometemos com ele. Para levar a cabo este projeto, a CIANAH recebe o apoio do Centro Takiwasi e amigos que, fascinados pelo local e pelo projeto, decidiram contribuir com o seu pequeno grão de areia para esta iniciativa. O orfanato, além de donativos, também recebe pessoas interessadas em fazer uma experiência de voluntariado.


Educação de jovens indígenas

Em relação à educação, Takiwasi regularmente concede bolsas de estudos a jovens indígenas como Tomás Cuñachi, da etnia Awajún (atualmente advogado) e Rubén Medina, da etnia Uitoto, fundador da associação de líderes indígenas Curuinsi, que atualmente estuda direito na Universidade de Iquitos. Os médicos Jacques Mabit e Rosa Giove também foram responsáveis pelo diploma "Treinamento em saúde para treinadores", realizado nas cidades de Iquitos, Pucallpa e Bagua, em colaboração com a organização representativa dos povos indígenas da Amazônia peruana - AIDESEP e a Universidade Nacional de San Marcos - UNMSM.

Desde alguns anos, a colaboração com a Fundação Vermont permite que os membros do CIANAH e, em geral, os jovens Awajún e Wampis da comunidade de Yutupis, assim que terminassem o ensino médio, recebessem bolsas de estudos para continuar estudando nas cidades de Lima ou Iquitos, entrando assim a universidade ou institutos técnicos se especializam em carreiras como enfermagem, pedagogia, contabilidade, administração e artes plásticas.


Como apoiar

Se quiser apoiar este projeto, pode fazê-lo com uma doação através de um dos diferentes meios que se encontram na coluna esquerda desta página. Muito obrigado pelo seu apoio!

Para saber mais sobre este projeto, as crianças envolvidas, como chegar a Yutupis e as modalidades de apoio, pode contactar José Petsa diretamente. As informações de contacto são as seguintes:

CIANAH: Centro Indígena de Apoio a Crianças Abandonadas e Órfãs
Tel. +51 994484332
E-mail: jyaunpetsa@yahoo.es
Página web: www.cianah.weebly.com
Vídeo de apresentação
Brochura