Ir a la página de inicio    
 
 
 
 

Saudades da Cura: Estudo Exploratório de Terapêuticas de Tradição Indígena da Amazônia Peruana

Institución de Educación: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Departamento de Psicologia Clinica. Brazil

Autor(es): WALTER GUSTAVO MOURE

Tipo de Publicación Académica: Tese

Propósito de la Publicación: Doutorado

Fecha Publicación: 2005.

Extrato


RESUMO

Saudades da Cura consiste em um estudo exploratório de terapêuticas de tradição indígena da Amazônia peruana, realizado de forma transdisciplinar a partir de um trabalho de campo in situ (arredores das cidades de Pucallpa, Tarapoto e Iquitos – Peru).

A tese sutentada é que a compreensão dessas terapêuticas permite uma demarcação apropriada para discutir temas fundamentais para a clínica psicanalítica contemporânea, dentre os quais se destacam o aspecto material das experiências como constituidor da subjetividade e a vivência da precariedade como condição de possibilidade para recolocar as questões relativas à origem do ser humano e da alteridade.

Os conceitos de polifonia, tradução, biografia, hylética, visão de mundo e comunicação silenciosa são relidos a fim de construir um texto que reflita o espaço-entre (in-between) as culturas gerado a partir dos encontros do autor com xamãs e suas terapêuticas.

Descargar: Icono de descarga RESUMOIcono de archivo PDF